Técnicas de Vendas - Gatilhos Mentais

29/07/2016 0 Comentarios

Todo bom vendedor precisa dominar a técnica dos gatilhos mentais. Mas afinal o que é isso? Eu costumo definir para meus leitores da seguinte forma:

 

“Gatilhos mentais são técnicas usadas para persuadir pessoas, usando para isso, suas próprias emoções e percepções de mundo.”

 

Abaixo, vou falar sobre os 4 primeiros gatilhos mentais. Inclusive esses 4 são os que eu julgo mais importantes:

 

#1.Gatilho Mental da Prova Social

 

No mundo todo as pessoas têm o costume de se valer das experiências de outras pessoas para decidir sobre a compra de um produto. Nós, brasileiros somos imbatíveis nisso.

 

Sempre queremos pedir referências, opiniões e procurar indicações antes de comprarmos alguma coisa.

 

Então, para você que é Consultora de Produtos Eróticos, que tal divulgar em suas redes sociais os depoimentos recebidos dos clientes satisfeitos?

 

#2.Gatilho Mental da Escassez

 

O cérebro do ser humano sempre ativa o senso de urgência, quando percebe que algo é escasso. Muitos cientistas dizem que este fenômeno ocorre porque está gravado no nosso DNA os tempos que os humanos sofreram privação de alimentos, por exemplo.

 

Esta técnica é largamente utilizada e você pode se valer disso para vender mais para seus clientes.

 

Quando for anunciar seus produtos nas redes sociais, experimente usar frases como:

 

“Promoção válida apenas para os 10 primeiros clientes.”

 

“Possuímos apenas 20 unidades deste produto. Garanta já o seu.”

 

#3.Gatilho Mental da Reciprocidade

 

Pesquisas revelam que quando alguém nos oferece algo gratuitamente, as chances de comprarmos algum produto desta pessoa aumenta cerca de 40%. Isso porque temos um alto senso de reciprocidade e gratidão.

 

Então vale a pena que você invista uma parte de seu orçamento em artigos com baixo custo para serem distribuídos como brindes para seus futuros clientes.

 

Uma boa ideia é prender este brinde no cartão de visitas, por exemplo. Além do brinde ativar o gatilho mental da reciprocidade, a pessoa ainda tem a possibilidade de experimentar um de seus produtos.

 

#4.Gatilho Mental da Autoridade

 

Outra particularidade do ser humano é copiar padrões de conduta de pessoas que julgam superiores. Então quando você compartilha impressões de pessoas importantes em relação aos produtos que você vende, gera em seus clientes uma necessidade em adquirir aqueles mesmo produtos. Por exemplo:

 

“A fantástica atriz Fulana de Tal disse em seu twiter que não vive sem seu bullet.”

 

“A apresentadora do programa X falou em uma entrevista que seu esposo adora usar os Ovos Tenga.”

 

Se você tem alguma dúvida, sugestão, elogio ou crítica em relação ao nosso blog, por favor envie uma mensagem através do email: isa@mixsexshop.com.br.

 

E aí, gostou das dicas?

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